sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Uma Casa Edificada por Deus

TEMA:EDIFICAÇÃO FAMILIAR


TÍTULO: UMA CASA EDIFICADA POR DEUS.

TEXTO: SALMOS 127

VERSÍCULO CENTRAL: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”.

IDÉIA CENTRAL: Mostrar que, em Jesus Cristo, é possível ter uma família edificada em todos os aspectos: Material, Espiritual, Pessoal.

OBJETIVO: Conscientizar a Igreja sobre a importância de sua família.

TESE: Em Cristo e por Cristo é possível ter uma vida familiar edificada.



Em um passado não muito distante, um dos pilares principais da nossa sociedade era chamado de Família.

Na Família estavam enraizados os princípios que mais tarde serviriam de base para a sociedade. Esta, por sua vez, procurava conservar os princípios que havia aprendido dentro de suas casas, no meio da sua família. Assim um círculo se formava e se permanecia por longos anos. Gerações após gerações procuravam honrar os costumes e os princípios passavam para estas gerações sem perder o sentido.

O Século XX foi um século de grandes transformações e os anos 50 foram marcados pelos primeiros movimentos de liberação social; Descobriu-se a estrutura do DNA. Um pouco mais tarde, os anos 60 seriam marcados por uma das maiores façanhas do homem: O primeiro homem vai ao espaço e em seguida consegue pisar na lua.

O final do século XX veio com uma expectativa de algo mais sombrio e impressionante: realiza-se a primeira clonagem. O homem se compara ou tenta se igualar a Deus.

Chegamos ao século XXI e as transformações acontecem a cada instante.

Mudanças na economia assustam aqueles que dependem de um salário para manter a sua casa; Movimentos revolucionários abarcam sociedades e colocam abaixo suas estruturas; Grandes potências são atacadas e assustadas por inimigos ainda não encontrados pois estão escondidos em cavernas; A busca por segurança faz com que as famílias se tranquem em suas casas e se tornem prisioneiras, enquanto os verdadeiros ladrões estão à solta; A educação já não é mais prioridade mas, secundária, porque, afinal de contas, os filhos precisam trabalhar para ajudar a sustentar a casa junto com os pais ou até mesmo sustentar os pais que estão sem uma oportunidade de trabalho e muitos, inclusive os filhos, se tornam marginais e marginalizados pela sociedade que, por ter recebido os princípios da família, deveriam tomar conta dela e não desprezá-la.

Agora o assunto é outro. Já não se fala mais em família, mas em uma forma de sobreviver ao caos que cerca as nossas casas. Falta o sentido real da vida e muitos precisam de um motivo real para continuar a viver.

Pode parecer um discurso estranho o que acabei de falar e muitos podem estar pensando no que pode haver tudo isto com o texto que acabamos de ler.

A realidade é uma só: As nossas famílias estão sem estruturas e muitas delas estão caindo por faltar um alicerce seguro que as mantenham em pé.

Como conseguir edificar ou reedificar a casa, a família?

Será que estas mudanças só aconteceram lá fora, no lugar que chamamos “mundo” ou estas mudanças afetaram ou ainda afetam as nossas casas chamadas de “Famílias Cristãs”? Gostaria que você refletisse junto comigo sobre esta questão e a partir deste momento, vamos procurar encontrar, à luz da Bíblia, a maneira mais prática de EDIFICAÇÃO FAMILIAR de termos UMA CASA EDIFICADA POR DEUS.



Voltemos a texto. Agora procuraremos ver versículo por versículo e agregaremos outros textos para uma melhor compreensão.



Salmos 127:1: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.

Gostaria de destacar dois verbos neste versículo: “edificar” e “guardar”.

Aplicarei, conforme o texto, a construção para a casa e a guarda ou vigilância para a cidade e gostaria que não esquecessem o que falei sobre a nossa sociedade que tinha como base a família.

O verbo edificar aqui está com o sentido de construção. Desta forma, então, podemos dizer: “Se o Senhor não construir a casa, em vão trabalham os seus construtores...”

Para se construir uma casa, primeiro senta-se com um arquiteto para projetá-la. Desenha-se cada cômodo, cada espaço. Mede-se cada centímetro e a partir daí calcula-se o seu gasto. É o que de comum deve ser feito. Porém, poucos têm condições de pagar um arquiteto e assim, constroem a sua casa da maneira que acham melhor e mais econômico.

Uma vida cristã também necessita de um arquiteto para projetá-la afim de desenhar com cuidado cada espaço da mesma, centímetro por centímetro, metro por metro, sem descuidar de nenhum acabamento. Este Arquiteto é o Senhor Jesus Cristo. Com certeza, uma vida cristã construída por vontade própria está condenada ao fracasso e a destruição na primeira tempestade que vier, no primeiro vento forte ela será derrubada.

Precisamos ser dependentes de Deus.

Neste caso há duas opões: Agir ansiosa e desesperadamente confiando em nossas próprias forças e poder, ou trabalharmos pacientemente, confiando total e exclusivamente em Deus. Neste caso, somente a segunda opção é bem-aventurada, correta. Precisamos colocar a nossa vida, a nossa casa sob o Seu inteiro cuidado. Sob o cuidado de Deus.

Os que constroem uma vida sem a direção de Deus estão fadados ao fracasso.

Seria inútil construir a nossa vida sem primeiro saber o que Deus deseja. É vão buscar a felicidade por caminhos que não conhecemos ou que não são orientados por Deus.

Uma vida construída sem a direção de Deus, poderá tomar rumos diferentes e com isto ser levada a um abismo sem fim.

Lucas, em seu evangelho no capítulo 6: 46 – 49, diz-nos o seguinte:



“Porque me chamais, Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa, e não pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa”.



O ensinamento é bem prático e já conhecido por todos nós, porém não praticado como deve ser praticado. Infelizmente, a maioria das casas cristãs está sem um alicerce seguro e por isto estão constantemente sendo abaladas e destruídas, mesmo quando passam pelas menores dificuldades.

Tudo parece ser motivo de desespero.:

A falta de dinheiro, a doença, o (a) filho (a) que, por um motivo que você desconhece, começa a ir para caminhos que você não ensinou. Enfim, tudo parece cooperar para que haja uma ruína nas nossas casas.

Como cristãos, precisamos compreender que, se estamos com a nossa vida edificada no Senhor Jesus, a falta de dinheiro, a doença, o cuidado com nossos filhos, passam a ter um uma visão diferente, porque, Ele, Deus, está no controle, pois, afinal de contas, foi Ele quem edificou a nossa casa, a nossa vida e por isto, sendo o Arquiteto, irá cuidar para que ela não seja abalada.

Em uma visão rápida, a casa construída e edificada no Senhor será inabalável e segura.



O segundo verbo é “guardar” e neste caso se refere à cidade, o lugar onde a nossa casa está edificada.

Outra situação que nos deparamos com freqüência é a falta de segurança. Somos levados a viver em um esconderijo dentro de nossa própria cidade e sem sabermos para onde ir.

Criamos os nossos meios de segurança: câmeras, seguranças particulares. Monitoramos os nossos filhos – em alguns lugares com pulseiras de localização - como se fossem verdadeiros foragidos. Somos reféns do medo.

A chamada “política de segurança pública” tanto falada por nossos governantes, pouco é colocada em prática. Acontece sim, na visita de chefes de estado, quando são necessários encontros internacionais ou algum movimento de repercussão nacional.

No dia-a-dia, a sociedade recorre às chamadas “milícias” para se protegerem e acabam sendo reféns destas.

Nestes primeiros meses do ano uma centena de pessoas foram vítimas da falta de segurança. As chamadas balas-perdidas tinham um alvo certo e encontraram. Idosos, jovens e crianças foram massacrados porque não estavam seguras.

“Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela”.

Quantos de nós temos orado por nossa cidade, pelo nosso estado, pelo nosso país? Quantos de nós temos nos preocupado em orar pelos nossos governantes que, só estão no governo porque o Senhor nosso Deus permitiu.

Uma outra vigilância se faz necessária. A vigilância de nossa vida cristã que, uma vez edificada na Rocha que é o Senhor Jesus Cristo, não deve e não pode ter brechas, uma aresta por menor que seja para servir de motivo para o inimigo de nossas almas penetrar e tornar frágil a construção.

A cidade guardada pelo Senhor Jesus está protegida de qualquer ataque do inimigo.

Nosso dever é orar por nossa cidade e vigiar por ela.

Vejamos o que o Evangelista Lucas nos diz a respeito da vigilância. Palavras de Jesus:



Capítulo 21: 20-24 – “Quando, porém, virdes Jerusalém sitiada de exércitos, sabei que está próxima a sua destruição. Então os que estiverem na Judéia fujam para os montes; os que se encontrarem dentro da cidade, retirem-se; e os que estiverem nos campos não entrem nela. Porque estes dias são de vingança, para se cumprir tudo o que está escrito. Ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias! Porque haverá grande aflição na terra e ira contra este povo. Cairão ao fio da espada e serão levados cativos para todas as nações; e até que os tempos dos gentios se completem, Jerusalém será pisada por eles”.



Da mesma forma que recebemos do Senhor a instrução para uma edificação perfeita, Ele, agora, nos instrui sobre a verdadeira vigilância de nossa cidade.



Casa edificada, cidade vigiada.



Se edificarmos as nossas casas conforme as ordenanças do nosso Deus, teremos a nossa cidade vigiada por Ele e livre de qualquer ataque do inimigo.

Os princípios da família que nos referimos no começo da nossa palavra, refletem na nossa sociedade, na nossa cidade.



Veremos agora o que nos diz o v.2 dos Salmos 127:



“Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeaste; aos seus amados ele o dá enquanto domem”.



Este versículo é tremendo!!!

Não adianta querer “correr atrás do prejuízo”. Como vimos, precisamos de uma vida cristã planejada, alicerçada e vigiada por Deus.

Todo esforço humano por si só é vão. A preocupação humana é infrutífera sem a benção de Deus. Ele tem todo o cuidado com aqueles que Ele ama e por isto cuida destes enquanto estes dormem.

Já parou para pensar o que isto significa?! Enquanto dormimos, nosso Deus está trabalhando para nos providenciar o que precisamos.

Quando Deus falou com Salomão, para que pedisse o que quisesse – 1 Crônicas 1:7-13 – ele estava dormindo – portanto Deus falou por meio de sonho à Salomão. Ofereceu o que ele quisesse e Salomão preferiu a Sabedoria. Deus concedeu o que Salomão pediu e junto a isto acrescentou algumas outras coisas.



Deus não se esqueceu e não se esquece do que você pediu e do que Ele te prometeu.



Os vv. 3-5 servirão como conclusão desta nossa palavra:



“Herança do Senhor são os filhos; o fruto do ventre seu galardão. Como flechas na mão do guerreiro, assim os filhos da mocidade. Feliz o homem que enche deles a sua aljava: não será envergonhado, quando pleitear com os inimigos à porta”.

Nestes versículos temos a família e o concílio.

Uma família abençoada por Deus vale muito na vida de uma cidade. A cidade e nação nunca são maiores que a integridade da sua vida familiar.

Proibir o matrimônio é um sinal de apostasia, segundo 1 Timóteo 4:3.

Em tempos de perseguição e perigo, o estado de solteiro tem sido às vezes necessário – 1 Coríntios 7:26; mas “Seja honrado o matrimônio por todos” – Hb 13:4, e o lar onde pai, mãe e filhos andam no temor de Deus e no amor de Cristo é a mais amável de todas as muitas bênçãos do nosso bendito Deus. Mas os Salmos avisam quando animam:



a) O lar piedoso deve ser edificado pelo Senhor. O matrimônio para ser bem sucedido, deve ser “no Senhor” – 1 Coríntios 7:39, e é preciso contar com Ele para protegê-lo, para que o inimigo não entre.

b) Filhos e netos devem ser considerados como herança e galardão diretamente do Senhor, e , sendo bem educados, serão uma benção para os pais e uma fortaleza para a nação.



Como vimos, uma casa edificada por Deus precisa de alguns pequenos, mais importantes preceitos:

Ser edificada por Ele;

Ser guardada por Ele;

Ter um matrimônio honrado por Deus e baseado Nele, com filhos educados nos Seus caminhos e preceitos, pois são herança do Senhor, se tornarão bênçãos para as suas casas e exemplo e fortaleza para a cidade em que vivem.

O Pastor Sidney, Pastor Metodista, em uma de suas mensagens para a sua igreja em Guarantã do Note – MT, escreveu o seguinte:

“A ausência de Deus na vida dos membros da família tem gerado fracasso na própria igreja local. Famílias religiosas morrem lentamente e geram morte espiritual em quem está perto. Chamo família religiosa quem vai à igreja apenas nos finais de semana ou quem vai todo dia mas não vive a vida cristã em seu cotidiano ou em sua casa, junto com a sua família... O Senhor nos desafia a viver Sua presença de maneira mais intima e pessoal. Deus nos desafia a valorizar nossa espiritualidade a partir de nossos lares e de nossa convivência familiar...A igreja precisa investir forte na família. Ela precisa ser um lugar onde famílias inteiras sejam restauradas e salvas pela graça de Deus”.



Como está a tua casa? A tua cidade? A tua família?

Falta algum destes preceitos?

Se estiver completamente edificada, vigiada e dirigida pelo Senhor, Aleluia!

Caso contrário, você tem a oportunidade de ter a tua vida, tua casa, família e cidade edificada no Senhor Jesus.

Nenhum comentário: