segunda-feira, 1 de março de 2010

O Servo do Senhor (Mensgem pregada em 28/02/10 na Igreja de Jardim Carioca)

Texto base: Isaias 52:13-15 e cap. 53.

Esboço: Isaias 52: 13-15
V. 13 - A prudência como base.
V. 14 - A sua aparência diz alguma coisa?
V. 15 - Voce é o que se mostra e não apenas o que dizem de voce!
Isaias 53
V. 1-3: O mundo consegue entender quem é o Cristo que pregamos?
V. 4 - 8: Cristo assumiu o lugar que deveria ser nosso.
V. 9:  Cruscificado como ladrão, enterrado como um rei.
V. 10: O Senhor agradou vê-lo sofrer.
V. 11-12: O propósito do sofrimento.

O livro do Profeta Isaias consegue transmitir, como poucos, a mensagem daquele que viria a ser o Salvador de nossas vidas!
Séculos antes do nascimento do Senhor Jesus Cristo, profecias haviam a Seu respeito e que Isaias exprime com uma clareza fora do comum.
Quando ele(Isaias) fala do Servo do Senhor(Jesus Cristo) mostra evidências que poucos na sua época conseguiram compreender.
Nos textos citados, uma palavra é destacada no verso 13 do cap. 52: "Prudência".
Encotrei um significado tremendo para este termo:

"A prudência dispõe a razão a discernir, em cada circunstância, o nosso verdadeiro bem e a escolher os meios adequados para o pôr em prática. Ela guia as outras virtudes, indicando-lhes regra e medida".

Em se tratando da Pessoa de Jesus Cristo, a prudência esteve presente em todos os instantes da Sua vida. Esperou o momento certo para agir, falar, demonstrar à que veio. Não se desesperou em mostrar quem era ou o que podia fazer.
Quando pensamos nisto, logo fazemos uma imagem de um homem extremamente paciente, recluso, o que sabemos que não era. A Sua vida, as suas atitude falavam por si.
Aproveito este momento para afirmar que você é o que se mostra e não apenas o que dizem de voce e também para te questionar a respeito da sua aparência: Ela diz alguma coisa de você?
Não me refiro apenas a aparência física, vestimentas, ornamentos. Não apenas isto! A tua aparência demonstra o teu caráter? Voce é aquilo que voce é, por exemplo, em casa e na sua igreja?
O mundo passará a entender quem é o Cristo que pregamos a partir do nosso testemunho de vida!
A partir do nosso testemunho de vida, faremos conhecido que todo o sofrimento de Cristo na cruz por nós não foi em vão e que, na verdade, nós é quem deveríamos ter padecido tudo aquilo. Mas Ele se entregou na cruz por nós. Mudo como uma ovelha ao caminho do sacrifício não se importou em entregar a Sua própria vida em favor de pecadores como nós! Foi um Servo! Morto como um ladrão, enterrado como um rico.
É interessante notar que, conforme Isaias nos relata no versículo 10 do cap. 53 "... ao Senhor agradou vê-lo sofrer". Qual o pai que se agradaria no sofrimento de um filho?
Havia um propósito da parte de Deus em permitir todo o sofrimento de Cristo:
 "Por isso lhe darei a parte de muitos, e com os poderosos repartirá ele o despojo; porquanto derramou a sua alma na morte, e foi contado com os transgressores; mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e intercedeu pelos transgressores".
O Servo do Senhor!
Estamos prontos para pagar o preço de sermos o servo do Senhor?
Voce estaria pronto para renunciar o que de mais valor tem em favor do outro?

Nenhum comentário: