sábado, 20 de março de 2010

CONHECER A DEUS

Eu é que sei que pensamentos tenho sobre vós; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Então me invocareis, passareis a orar a mim e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte….” Jeremias 29:11-14a.



Na maioria das vezes, nosso “conhecimento” de Deus é baseado naquilo que aprendemos a seu respeito com outras pessoas ou na nossa própria concepção de Deus.

Vivemos uma época em que todos os pontos de vista são aceitos, e as pessoas se sentem aptas a tirar suas próprias conclusões – quase sempre teóricas – sobre todas as coisas, pois tudo se tornou relativo. Sendo assim, Deus se transforma naquilo que queremos ou entendemos que Ele seja e funciona conforme as nossas conveniências. No entanto, conhecer alguém consiste em muito mais que teorias particulares ou apenas ouvir dizer a seu respeito. Consiste em um contato pessoal. Com Deus não é diferente.

É verdade, somos seres naturalmente egoístas e, em matéria de Deus, quase sempre o procuramos só quando estamos com a corda no pescoço. Nossa concepção de Deus é de que ele seja uma espécie de gênio da lâmpada e sua principal finalidade é a de realizar a lista dos nossos desejos, que é infinitamente maior que apenas três. Então passamos a buscá-lo com toda intensidade a fim de conseguirmos o que queremos. O que nem sempre percebemos é que, antes de nos satisfazer, Deus deseja revelar-se a nós e faz isso através dos nossos dissabores, pois só o buscamos com o coração aberto quando sofremos. Os momentos de dificuldade são uma porta aberta para o nosso encontro com o Deus real, aquele que é imutável, que foi ontem, é hoje e será para sempre. Aquele que não pode evoluir porque é a essência da perfeição, aquele que não se adéqua a nada nem a ninguém, pois é soberano e fiel aos seus próprios princípios que são retos e justos.

Assim, quando questionamos nossas próprias atitudes e abrimos o coração diante de Deus, não só para que Ele nos atenda, mas, especialmente, para que nos mostre a Sua vontade e aja em nosso favor, então conhecemos o Seu amor e interesse por nós. É aí que Ele nos ensina o que quer que aprendamos, a direção que deseja que sigamos, os planos que tem para nós. Como fazer isso? Através da oração e da leitura da Bíblia. Não há outra forma. Quando oramos, falamos com Deus. Quando lemos a Sua Palavra, Ele fala aos nossos corações. E quando fazemos isso com os olhos do Espírito, automaticamente o nosso foco muda, deixando de ser o problema e passando a ser o próprio Deus. Então temos a clareza de como somos ínfimos diante da grandeza deste Deus, “que é poderoso para fazer muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, conforme o Seu poder que opera em nós. A Ele seja a glória…” Efésios 2:20-21a.

Deus tem muito a fazer por nós e através de nós, mas Ele tem seus próprios meios para o realizar. Rendermo-nos à Sua soberania é a coisa mais acertada a fazer, ainda que a Sua reposta aos nossos pedidos frustre as nossas expectativas. Mas, então, Ele nos surpreenderá. Porém, apenas quem busca conhecê-lo de todo o coração é capaz de se submeter a Ele confiadamente e com a fé renovada a cada dia.



Nenhum comentário: